My Skincare Routine - Day and Night

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Olá a todos.
Tenho recebido ultimamente alguns pedidos para falar sobre a minha rotina de cuidados com a pele, que produtos uso e o quê antes do quê. Achei então que este seria o momento ideal para vos trazer este conteúdo pois para além de vos esclarecer, é um tema muito pertinente abordar.
É importante lembrar que para além de todos estes cuidados é fundamental beber muita água para ter uma boa pele (e não só). Tratar a pele de dentro para fora é o ideal e depois vêm todos estes passos. 
O passo #1 na minha rotina é a limpeza facial, uma correta higienização da pele permite a eliminação de impurezas, resíduos e maquilhagem, evitando assim a obstrução dos poros. Além disso, a limpeza possibilita a correta renovação celular, estimulando a circulação superficial da pele e permitindo uma melhor absorção dos produtos de cuidado. 
Para isso começo por retirar a maquilhagem (caso tenha) com o Cleansing oil da Nivea, perfeito para desmaquilhar tanto o rosto como os olhos. Ele retira de forma rápida e fácil a maquilhagem e depois é só passar por água, já falei sobre este produto mais detalhadamente aqui. Ainda na limpeza de pele e depois disto, gosto sempre de lavar o rosto com um sabonete, aplico numa luva esfoliante e lavo todo o meu rosto para garantir uma limpeza em profundidade. Para este efeito gosto imenso do Gel De Limpeza Bio Lemongrass da Garnier (já falei sobre ele aqui) mas também utilizo outros.

O passo #2 da minha rotina de pele é tonificar, para isso utilizo um tónico da minha preferência e para o meu tipo de necessidade. Tonificar é importante pois completa a limpeza da pele, remove células mortas, vestígios de maquilhagem e de gel de limpeza. A tonificação da pele devolve ainda o pH natural, refrescando e suavizando a mesma, preparando-a para a hidratação.

O passo #3 aplicação de um sérum rosto, aqui existem vários, para inúmeros problemas, devemos escolher o que mais se adequa ao que procuramos. Um sérum é um produto de tratamento que se distingue do tradicional hidratante, pela textura e pelos ingredientes. Em regra, é mais líquido, de forma a penetrar mais rápido e profundamente na pele. Desta forma, graças à sua textura, atua mais rapidamente que um hidratante e, como é formado por altas concentrações de ingredientes ativos, trata, mais eficazmente, um ou vários problemas específicos da pele. Os seus resultados costumam notar-se mais rapidamente do que um hidratante normal. Neste passo podem ver que adicionei as ampolas Q10 Energy da Nivea, elas contêm 3x antioxidantes, Q10 e Vitamina C+E para um boost de energia e uma pele radiante e luminosa. São 7 ampolas, para aplicar uma cada dia durante 7 dias, eu estou a usar e tenho adorado, tenho-as substituído pelo sérum.

Passo #4 creme hidratante, de momento estou a usar os cremes hidratantes da Nivea da linha Q10 Energy. O creme de dia tem FPS15 algo indispensável ao cuidado da pele, oferece uma proteção UVA/UVB para prevenir rugas. Além da exposição solar, a falta de hidratação é um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele, uma vez que atrapalha a renovação celular e consequentemente a produção de colágenio. Sem um hidratante facial adequado, a pele do rosto resseca, criando linhas finas e evidenciando as já existentes.

Passo #5 creme de olhos, sendo a pele dos olhos extremamente sensível, mais do que qualquer outra zona do rosto, é onde os sinais da idade se irão notar primeiro. A aplicação de creme irá proteger e prevenir a zona, reduzindo os inchaços, olheiras, rugas e linhas de expressão mais acentuadas, melhorando assim o aspeto da tua pele. Dica de amiga: se quiseres reduzir de forma mais eficaz os papos e olheiras, podes guardar o produto no frigorífico e ele irá descongestionar a zona em questão. Sendo o contorno dos olhos uma zona sensível, é necessário que a aplicação seja feita de forma suave para não a agredir. Utiliza o dedo anelar para a aplicação, pois é o que têm menos força e mais delicadeza. Não devemos exagerar na quantidade, coloque pequenos pontinhos de creme na zona óssea, em todo o contorno de olhos (mas nunca por dentro dessa área) e massaja gentilmente, de forma a espalhar o creme por toda a zona. Colocar creme em excesso pode causar irritações nos olhos. 

Por fim o passo #6 hidratação dos lábios, especialmente agora no inverno e sem hidratação os meus lábios secam imenso e começam a ganhar feridas, por isso não dispenso o uso de bons hidratantes labiais. Hidrato-os várias vezes ao dia e vou sempre alternando o hidratante para os meus lábios não se habituarem a ele e assim deixar de surtir efeito. Sou fã dos hidratantes labiais da EOS mas o meu favorito e que resulta melhor é o Atoderm Lip Stick da Bioderma.

Também me costumam perguntar onde costumo comprar os meus produtos e geralmente compro na Notino, uma loja online onde encontro sempre os melhores produtos aos melhores preços. Chega sempre tudo muito rápido e direitinho. Recentemente comprei lá algumas coisas que irei partilhar convosco num próximo post.

O que acharam da minha rotina de pele?
Contem-me aí nos comentários como é a vossa.

Espero ter-vos ajudado de alguma forma com este post. 
Um beijinho e até ao próximo

Acompanhem-me também nas redes sociais:

8 comentários:

  1. praticamente faço a mesma coisa
    mas sempre esqueço de tonificar

    beijo
    A mina de fé

    ResponderEliminar
  2. Uma rotina completa. Eu gosto de usar o Gel Bio Lemongrass da Garnier no verão.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Tens aí uma boa rotina, confesso que tenho de ver se acabo por mudar um pouco a minha, mas nem todos os produtos conhecia
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De vez em quando é bom mudar alguns produtos para a pele não se habituar.
      Beijinhos querida

      Eliminar

Olá :)
Deixa o teu comentário seja questões, sugestões enfim o que quiserem :)
Muitos beijinhos ;)